DECEMBER 9, 2022
GERAL

Sindpoc promove seminário sobre a importância de uma

post-img

O evento contou com a participação do Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Felipe Freitas, da Delegada-Geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, de pesquisadores e policiais civis

O Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc) promoveu seminário sobre "Segurança Pública, um debate necessário", na sede do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), localizado no bairro de Itapuã. Durante o evento, foi lançado o livro " Por uma Segurança Pública Democrática, Cidadã e Antirracista " que tem como coautores o Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Felipe Freitas (SJDH), o diretor do Sindpoc, especialista em Criminologia e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roberto José, e do pesquisador, sociólogo e também membro do Fórum, Benedito Mariano. A mesa do seminário foi composta pelos coautores da obra, pela Delegada-Geral, Heloísa Brito, e pelo subsecretário da Segurança Pública (SSP-BA), Marcel Ahringsmann Oliveira.

O presidente do Sindpoc, Eustácio Lopes, pontuou a importância do país adotar um novo modelo de Segurança Pública que seja mais pautado na investigação criminal e nos direitos humanos. " O livro traz importantes contribuições. Agradecemos a todos os coautores pelo material de grande relevância para nós policiais civis, órgãos públicos e para a sociedade civil de uma forma geral. Precisamos realmente de uma Segurança Pública mais cidadã que faça o combate ao crime organizado, aos índices alarmantes de violência do nosso país, sem perder de vista os valores democráticos e a cidadania", refletiu o presidente do Sindicato dos Policiais Civis.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJDH), Felipe Freitas, ressaltou que o "lançamento do livro fez um importante debate sobre os direitos humanos na perspectiva do acesso à justiça e da garantia de direitos".

O livro "Por Uma Segurança Pública Democrática, Cidadã e Antirracista" possui o atual vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, e o ex-ministro da Educação, Tarso Genro, também como coautores. A obra  é uma coletânea de artigos  organizada pelo sociólogo Benedito Mariano  e publicada pelo Instituto para Reformas das Relações entre Estado e Empresa (IREE). O evento de lançamento contou com o apoio do Sindpoc e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e ocorreu na noite da última sexta-feira (26).

Cart