sexta-feira 14 dezembro 2018

Eustácio Lopes é eleito Presidente do SINDPOC com votação expressiva

sindpoc (1)

Neste final de semana o Sindicato dos Policiais Civis elegeu a nova diretoria para o mandato de 2018/2022. A votação ocorreu neste sábado(10) e a apuração dos votos foi encerrada na noite deste domingo (11).  A chapa 1,encabeçada por Eustácio Lopes, conseguiu obter 530 votos, enquanto que a chapa 2,de Carlos Lima, ficou com  apenas 216 votos  e a chapa 3 com 324 votos, ou seja, a chapa de  Lopes teve uma vitória histórica com 48,7% dos votos válidos, percentual que representa a soma dos votos das duas chapas concorrentes.

Eustácio Lopes foi eleito como representante dos policiais civis que residem e trabalham no interior baiano. O investigador de Ilhéus, região Sul da Bahia, comemora o resultado eleitoral e ressalta que o sindicato vai ter o compromisso em auxiliar na qualificação dos policiais civis e em buscar junto ao Governo do Estado um diálogo  para que seja estabelecida uma parceria em defesa da sociedade e do combate à criminalidade.

Lopes destaca a  necessidade de um maior investimento na investigação criminal da Bahia. “Precisamos de uma melhor estrutura para trabalharmos com dignidade, mais projetos voltados à  qualificação profissional e um aumento do efetivo para que a gente possa obter uma quantidade maior de elucidação dos crimes. Quando não conseguimos elucidar a autoria dos crimes,  geramos um sentimento de impunidade, fato este que  resulta em mais violência”, pontua.

O dirigente sindical eleito  frisa a importância do diálogo permanente entre a  categoria  e o Governo do Estado. “Precisamos de uma Segurança Pública que ofereça ao cidadão a possibilidade de ir e vir, com tranquilidade, sem medo. Precisamos ouvir cada policial,visitar cada delegacia, buscar melhorar a qualidade de vida dos policiais civis e construir com os outros companheiros que disputaram o pleito uma unidade da Polícia Civil baiana”,enfatiza o Presidente eleito, graduado em Direito, casado e pai de uma menina.

A chapa encabeçada por Eustácio Lopes integra o mesmo grupo político de Marcos Maurício que ficou há oito anos à frente da presidência do SINDPOC. De acordo com  Maurício,  o resultado eleitoral reflete a confiabilidade que a categoria tem no trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos mandatos. ” Os votos das chapas concorrentes somados chegam ao voto que nós tivemos sozinhos. Foi a vitória da verdade, a vitória da luta da categoria. Nós temos certeza que estamos no caminho certo. Eustácio é um grande amigo. Aprendemos a trabalhar juntos. Nós temos tudo para fazermos uma grande gestão no sindicato”, frisa o sindicalista.

Pela primeira vez na história do SINDPOC  uma mulher foi eleita ao cargo de Vice-Presidente. Carla Souza, tem 42 anos, trabalha há  12 anos na Polícia Civil como investigadora,  lotada na Coordenação de Polícia  Interestadual da Bahia(POLINTER), localizada nos barris. “Vamos mostrar a força dos policiais civis da Bahia. Fizemos uma oxigenação na nova diretoria e é a primeira vez que vamos ter um  Presidente que é do interior baiano. Vai ser a união dos policiais de Salvador com o  interior”, comemora a dirigente sindical, que é  Bacharel em Administração e possui três  Pós-Graduações na área de Segurança  Pública, com ênfase  em análise criminal.