domingo 18 novembro 2018

Estudantes da UCSAL homenageam o SINDPOC

est1

Mais uma vez o SINDPOC foi escolhido como objeto de estudo para realização de um trabalho acadêmico, da disciplina de Direito do Trabalho II, ministrada na Universidade Católica do Salvador(UCSAL). O sindicato recebeu a visita  dos estudantes universitários que estão desenvolvendo pesquisa de campo sobre a atuação de entidades de classe na Bahia.

O Secretário-Geral do SINDPOC, Bernardino Gayoso, ao receber a equipe de universitários, os presenteou com  exemplares de jornais, legislações específicas dos  policiais civis, a exemplo da Lei Orgânica 11.380/2009,
do Estatuto do Servidor Público Estadual  e a Lei Complementar 144, que trata da Aposentadoria Especial destinada à Polícia Civil. ” Essa pesquisa nos enche de orgulho. É muito bom a gente saber que as nossas ações ecoam até nos  meios acadêmicos”, comemorou o dirigente sindical.

O estudante de Direito do 7º semestre, da Universidade Católica do Salvador, Gitoclécio da Silva, destaca que resolveu escolher o SINDPOC pois a maioria  da turma havia feito a opção em analisar  sindicatos regidos pela CLT. “Nós achamos melhor fazermos  uma análise  de um sindicato onde a categoria é estatutária”, o universitário salienta ainda que o processo de negociação foi outro motivo que levou o grupo a  sentir interesse em pesquisar a historia do SINDPOC.”Os sindicatos que são regidos pela CLT, a negociação coletiva ocorre diretamente com os patrões, os empresários e, no caso da Polícia Civil, a dificuldade é muito maior porque a categoria tem que cobrar diretamente do Governo do Estado”,  pontua o estudante e policial militar.

Filho de policial militar reserva e estudante do 7° semestre de Direito da UCSAL, Ítalo Henrique, 21 anos, ressalta que a ausência de um sindicato com a força do SINDPOC na Polícia Militar despertou a curiosidade  em conhecer melhor a história e atuação da entidade sindical. ” Na Polícia Militar não temos um sindicato tão atuante como o SINDPOC “, enfatiza. A apresentação do Trabalho será nesta quarta-feira(24),às 19hs,no campus da UCSAL de Pituaçu e irá contar com a presença de dirigentes do SINDPOC.