domingo 18 novembro 2018

Após denúncia do SINDPOC, Ministério Público Estadual solicita à SSP interdição do Complexo Policial de Ilhéus

MPT BA

O Ministério Público Estadual acatou a denúncia protocolada pelo SINDPOC relativa  ao quadro de total abandono do Complexo Policial de Ilhéus, região sul da Bahia.

Após apurar as irregularidades apontadas pelo sindicato, o MP- BA move uma Ação Civil Pública contra a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) a qual solicita a interdição, em caráter de urgência, da unidade.  As celas estão  superlotadas, os presos dormem na Ala de Segurança, alagada, sem banheiro, sem cama. O Complexo não recebe alimentação do Governo do Estado e apresenta diversos problemas hidráulicos e elétricos. Devido à superlotação e ao baixo efetivo policial, a delegacia possui um elevado risco de rebelião e os policiais civis  correm risco de vida.

” Eles estão fazendo as necessidades fisiológicas em garrafas peti. No corredor tem um adolescente de 15 anos que cometeu ato infracional e está aguardando a remoção. Os policiais, ao invés de se preocuparem com a investigação criminal, tem que se preocupar com a custódia de presos. A delegacia não recebe café da manhã, almoço e nem jantar da gestão estadual.. É um atentado à dignidade da pessoa humana tanto para os presidiários como para a categoria que precisa conviver com esse ambiente insalubre”, enfatizou o Presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes.

O sindicalista afirma que o Brasil assinou o Pacto de São José da Costa Rica que visa implementar uma política de Direitos Humanos. ” As carceragens da Bahia animalizam os presos. Quando essas pessoas retornarem à sociedade, irão cometer mais crimes porque lhes foram retirados o direito à cidadania e  o respeito ao ser humano”, frisa Lopes.

O SINDPOC e o Ministério Público Estadual solicitam providências emergenciais e a interdição da unidade policial.

CONFIRA RELAÇÃO