terça-feira 19 setembro 2017

Técnica da Necropapiloscopia é utilizada para identificar corpo do engenheiro elétrico

page_1

O corpo do  engenheiro elétrico, Nivaldo Castor de Cerqueira, 63 anos, foi identificado pelos peritos técnicos do Instituto Pedro Mello através da Necropapiloscopia, mais conhecida popularmente como “impressão digital”.

O Coordenador do setor de  Identificação Papiloscópica do Instituto Pedro Mello, David Leite, esclareceu que o corpo foi identificado  a partir  dos pontos característicos das cristas papilares, utilizadas pelo  método da Micro-adesão.

” Antes, quando não existia a técnica da necropapiloscopia, muitas pessoas eram enterradas como indigentes. Essa técnica é  extremamente importante à sociedade. Por  isso, nós  tivemos que participar de vários cursos em outros Estados para nos aperfeiçoar. O DNA é mais caro para o Estado e demora muito mais! Às vezes o DNA demora um ano e isso aumenta a  angústia dos familiares que ficam  aguardando o resultado”, frisou.

O investigador e  diretor do SINDPOC, Cláudio Lima, reivindica mais investimento do Estado à técnica da necropapiloscopia e uma ampliação nas contratações  dos peritos técnicos. “Os familiares teriam que aguardar por muito mais tempo o resultado do exame de DNA. Além disso,  representa uma despesa muito maior para os cofres públicos. A Necropapiloscopia é mais rápida e mais barata! A  sociedade e o Governo do Estado precisam valorizar mais o trabalho do perito técnico”,  protesta Lima.

” Precisamos de mais profissionais contratados  que atuam no campo da perícia técnica!”, reivindica Alexandre Barreto, perito do Instituto Pedro Mello.

O Presidente do SINDPOC, Marcos Maurício, frisa a importância da atuação de todos as carreiras da Polícia Civil ao processo de investigação criminal. ”  Os cargos devem atuar de forma autônoma e independente. Precisamos manter a harmonia entre as carreiras da Polícia Civil. Cada um deve respeitar a atribuição do outro!, salienta.

Ascom SINDPOC