sábado 21 outubro 2017

SINDPOC e demais entidades classistas da Segurança Pública do Brasil participam de protesto em Brasília contra a reforma da Previdência

foto protesto brasilia 1

O SINDPOC, juntamente com as Federações e Confederações de Policiais, participou na terça-feira (18/4) do ato público contra a PEC 287/2016 (que prevê a reforma da Previdência) na Esplanada dos Ministérios, em frente à Câmara Federal, em Brasília.

O protesto, organizado pela UPB (União Policiais do Brasil), reuniu mais de 7 mil policiais (de todos os cargos), entre eles, civis, federais, rodoviários federais, agentes penitenciários e guardas municipais. A manifestação contou ainda com a participação de deputados, que discursaram contra a tal reforma e se comprometeram a votar pela rejeição da PEC na sua íntegra.

Durante o evento, a COBRAPOL juntamente com as demais entidades sindicais da Polícia Civil de todo o Brasil se dirigiu ao setor de protocolo da Câmara Federal para registrar denúncia de decoro parlamentar contra o deputado baiano Artur Maia (PPS-BA), relator do projeto. Maia não deveria sequer fazer parte da comissão para discutir a matéria, já que ele é parte interessada no resultado nefasto que o projeto causará ao trabalhador brasileiro, especialmente o policial civil, tendo em vista que sua campanha nas eleições de 2014 foi patrocinada por empresas de previdência privada.

Após a Câmara se negar a receber a denúncia, houve um tumulto na entrada da Casa conhecida como “chapelaria”, o que desencadeou um conflito entre os protestantes e a polícia que fazia a segurança do local; eles entraram em luta corporal e várias pessoas ficaram feridas. Os manifestantes foram atingidos por bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral e spray de pimenta, e para se defender devolveram os objetos lançados. Depois do confronto, o documento foi protocolizado e a manifestação voltou a discorrer de forma pacífica.

Ascom – SINDPOC