quinta-feira 20 julho 2017

SINDPOC realiza reunião em Serrinha

reuserrinha-13

Encontro é marcado por debates e esclarecimentos da campanha conjunta

O SINDPOC voltou a se reunir com a categoria nesta terça-feira (8). Desta vez, o encontro foi com os policiais civis de Serrinha, lotados na 15ª Coorpin e também na Coordenação de Perícia. Durante o bate-papo foram abordados diversos assuntos, como aposentadoria especial, promoção e reestruturação salarial, que está sendo trabalhada em conjunto com todos os cargos da Polícia Civil. Atos administrativos da instituição e futuras mobilizações para alcance dos objetivos apresentados pelo sindicato também fizeram parte da pauta.

Os debates foram acalorados e a diretoria sindical esclareceu cada tema detalhadamente. Os servidores cobraram soluções judiciais sobre determinados atos administrativos que os vem prejudicando bastante, como a locomoção para outras cidades. Os policiais civis da 1ª Delegacia Territorial de Serrinha são regularmente deslocados para municípios subordinados à Coordenadoria a fim de cobrir ocorrências que necessitam de ações iniciais de investigação criminal. Ou seja, eles têm que abandonar os seus plantões ordinários para cobrir a falta de efetivo da instituição.

Para solucionar o problema, o SINDPOC irá remeter oficio ao delegado geral da Polícia Civil para que torne sem efeito tal decisão e que outras soluções sejam empregadas. “Pode-se criar, por exemplo, em cada Coordenadoria plantões centrais extraordinários de forma itinerantes para atender essas necessidades das cidades com ausência de pessoal, já que o problema está na falta de efetivo da instituição, que hoje possui déficit de cerca 5 mil policiais civis”, observou o presidente do sindicato, Marcos Maurício.

A promoção foi outro ponto muito debatido, visto que diversos policiais presentes tinham completado seis anos nas respectivas classes em 2015 e não foram promovidos, como prevê a Lei Orgânica da Polícia Civil. “Esclarecemos para a categoria que estamos lutando nessa ação conjunta com as entidades a implementação imediata do Decreto permanente de promoção que regula a matéria, que deverá ser assinado pelo governador do Estado”, explicou Marcos Maurício ao salientar que as ações individuais e a coletiva quanto a promoção da classe II para a classe I, que deveria ter sido executada em 2014, conforme Lei 12.601/2012, estão tramitando na Justiça. “E os filiados que não apresentaram a documentação necessária para o ingresso judicial que as apresentem e façam valer seu direito”, convocou o presidente.

Na ocasião, ele ainda demonstrou o anteprojeto de Reestruturação Salarial protocolizado na SAEB no dia 11 de outubro, assinado por diversas entidades sindicais e associativas e que foi aprovado na última assembleia geral do SINDPOC, em 16 de setembro.

“A categoria entendeu e aprovou o anteprojeto de reestruturação salarial. Percebeu que não existe salário de nível superior ou mesmo adequação com carreira “a” ou “b”. Compreendeu que os valores apresentados são factíveis e que remuneração tem relação direta com atividade de investigação criminal. Reconheceu que será um caminho difícil, doloroso, mas gratificante ao final, pois o que está sendo apresentado é muito satisfatório e atende as expectativas circunstanciais”, revelou Marcos Maurício.

Ao final da reunião, a categoria saiu muito satisfeita com as propostas apresentadas e demonstrou total disposição em lutar até alcançar a vitória. Todos se comprometeram a comparecer à Assembleia Geral Conjunta que será realizada em Salvador, no dia 25 deste mês, onde será colocada em votação a pauta de mobilização dos policiais civis do Estado.

“Essas reuniões são importantes para o fortalecimento das lutas sindicais, porque atualizamos os colegas quanto a efetividade da atuação da entidade na defesa dos seus direitos”, disse Eustácio Lopes, vice- presidente do SINDPOC.

CONFIRA OFÍCIO CIRCULAR

Ascom – SINDPOC